Sébastien-Roch Nicolas nasceu em meados de 1740. Porém, a data exata de seu nascimento é cercada de mistérios e versões distintas. De qualquer forma, todos os seus biógrafos concordam em considerar que Chamfort era filho natural de Jacqueline de Montrodeix, nascida Cisternes de Vinzelles, e de Pierre Nicolas, cônego da Catedral de Notre-Dame de Clermont-Ferrand. Partindo-se desta versão, a criança teria sido adotada pelo merceneiro François Nicolas, pai de Pierre Nicolas, e por sua esposa, Thérèse Creuzet ou Croizet.Outras obras ainda o fazem nascer em 6 de Abril de 1741.
Já adulto, Nicolas adotou o nome “Chamfort”, ficando conhecido como Nicolas de Chamfort.
Começou a vida literária escrevendo alguns artigos para o “Journal Encyclopédique” (ou Jornal Enciclopedista), além de uma colaboração para o “Vocabulaire Français” (ou Vocabulário Francês). Sua reputação o faz ser escolhido pelo Príncipe de Condé como secretário de suas licitações; torna-se em 1784 secretário ordinário e do gabinete de Madame Elizabeth, irmã do Rei Luís XVI. Antes da Revolução, foi um dos escritores mais apreciados nos salões parisienses, brilhante e espirituoso, escrevendo diversas peças para teatro.
Seu talento é percebido e Chamfort recebe alguns prêmios de poesia oferecidos pela Academia. Além disso, as comédias escritas por Chamfort fazem muito sucesso. Sua fama se espalha e, antes da Revolução Francesa, Chamfort se consagra como um dos escritores mais lidos nos salões de Paris.
Em 1781, foi indicado para a Academia Francesa. Sua obra mais conhecida foi publicada em 1795, algum tempo depois de sua morte, “Maximes et pensées, caractères et anecdotes".
Apesar de todo o reconhecimento, Chamfort passou grande parte de sua vida com sérios problemas de saúde, por causa de uma doença venérea contraída ainda jovem.
O autor morreu em 1794.
Nenhum comentário:
Postar um comentário